domingo, 2 de outubro de 2011

Atividade de avaliação

Plano de aula

Visita a Comunidade quilombola das onze negras
Série: 5º ano
Disciplina: História
Objetivos
 Geral:
Conhecer uma comunidade quilombola (das onze negras), de modo a compreenderem os quilombos, a partir do próprio quilombo, e sua significação como luta por liberdade e que representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão, pelo negro.
Específicos:
Ø  Despertar através da observação a habilidade de investigação, reflexão,      comparação e criticidade dos alunos em relação ao novo conhecimento;
Ø  Realizar anotações, registro de informações quanto ao objeto analisado, das observações das conversas, dos espaços, das atividades comunitárias;
Ø  Registrar em máquina fotográfica as paisagens, participação da turma durante a visita;
Ø  Exposição das fotos em painel coletivo em sala de aula.
                       
Conteúdos:
Ø  História dos quilombos;
Ø  A história e a formação da comunidade quilombola das onze negras.
Recursos didáticos
ü   Foto, cartolina, cola.



METODOLOGIA

1ª ETAPA (em sala de aula)
No primeiro momento haverá uma conversa com os alunos sobre as comunidades quilombolas, através de questionamentos: o que vocês sabem sobre comunidades quilombolas? Qual sua origem? Tem relação com a escravidão dos negros? Com base nos conhecimentos prévios dos alunos, na possível curiosidade e interesse, a professora fará considerações sobre a temática proposta e organizará uma visita a uma comunidade quilombola (onze negras) e pedirá que os alunos pesquisem antes sobre esta comunidade.
2º ETAPA
Para a visita a comunidade quilombola das onze negras (encontra-se situada no município de Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana de Recife, a capital do estado de Pernambuco. Aproximadamente 486 famílias vivem nessa comunidade). Será recomendado aos alunos que observem os espaços comunitários, o trabalho na comunidade, as escolas, o convívio, a relação entre as pessoas e a história daquela comunidade.
3ª ETAPA
Será de registrar imagens, ou seja, fotos da comunidade desvelando um olhar todo particular em relação ao objeto, de como está se aproximando dele, como está o compreendendo. Realizar anotações das observações em caderno de campo sobre suas impressões. Esta etapa é destacada como REGISTRO, onde os alunos poderão relacionar o conhecimento adquirido em sala de aula, sua pesquisa e as observações e registros adquiridos ao longo do contato direto com o objeto de conhecimento.
4ª ETAPA
De volta à sala de aula será solicitada pela professora uma atividade em dupla com o objetivo de os alunos organizarem e analisarem os dados coletados na observação, as impressões. Em seguida cada dupla irá apresentar seus questionamentos para o grande grupo gerando um debate e, ao final, individualmente, farão uma análise crítica (escrita) sobre a experiência vivenciada. Etapa denominada de EXPLORAÇÃO, na qual, os alunos farão pesquisas sobre o tema proposto de modo a acrescentar informações acerca de algumas dúvidas e complementos sobre o objeto estudado.
5ª ETAPA
Como culminância da atividade a professora solicitará um trabalho de confecção de um mural com as fotos do grupo na comunidade, para ficar exposto na sala de aula e os alunos deverão convidar a outra turma do 5º ano, para apresentarem, oralmente, sua experiência, sua construção sobre o que é, e o que representa uma comunidade quilombola e seu significado em nossa história e a responderem possíveis questionamentos dos colegas. Esta é a última etapa considerada por Horta como a APROPRIAÇÃO, que é onde os alunos terão a possibilidade de envolvimento com o estudo e possa a partir de outra linguagem (Apresentação oral / Exposição) trazer o conhecimento adquirido acerca do trabalho desenvolvido em sala de aula sobre a temática estudada.

AVALIAÇÃO
A participação do aluno, o interesse, a interação no grupo, as anotações em seu caderno de campo, a construção do mural de fotos, a apresentação, serão elementos e instrumentos constitutivos e fundamentais para a professora considerar que ocorreu o processo ensino-aprendizagem.


UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
ALUNA: MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES DA SILVA
CURSO: PEDAGOGIA / 8° Período
PROFESSOR: RICARDO PACHECO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA II







ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO








                                          
RECIFE, OUTUBRO DE 2011

Um comentário:

  1. Boa atividade,
    mas alguns cuidados.
    na 1ª etapa: é provável que o grupo não conheça a comunidade, então é recomendável um material de apoio.
    A 2ª e 3ª etapa acontecem na visita, logo não são duas etapas.
    na 4ªetapa não está ocorrendo a exploração do objeto...

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