segunda-feira, 28 de novembro de 2011

relato de experiências

APRESENTAÇÃO
Esta atividade de avaliação propõe a elaboração e consecução de um plano de aula que se utilize de outras linguagens em sala de aula. O cinema foi à linguagem escolhida para desenvolver uma aula que trate das relações étnico-raciais, do trabalho pedagógico de valorização e reconhecimento da cultura negra e a relação com a nossa cultura, de forma lúdica, simples, através do filme “Kiriku e a feiticeira”. Favorecendo aos estudantes conhecerem valores de matrizes culturais africanas, oferecendo acesso a uma cultura diferente, numa proposta de educação para a diversidade.
MÉTODOS E TÉCNICAS
Para a consecução dessa atividade, que durou uma aula, houve uma conversa com a professora do 5º ano do fundamental de uma escola Municipal de Camaragibe para verificar se os alunos já haviam assistido ao filme, quais preferências, e uma relação de três filmes para que os alunos escolhessem um. Os filmes foram: Kiriku e a feiticeira (herói negro); Tarzan e Jane (figuras dos habitantes e do País África) e “A Bela e a Fera”. Kiriku venceu a votação.  O plano de aula contemplou quatro etapas, que consistiram na assistência do filme na sala de vídeo; resposta as seis questões acerca do filme; a discussão sobre a temática do filme; construção de painel coletivo sobre heróis conhecidos pelos alunos e ao final a produção de um texto, a parti das seis questões.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Foi passível de observar que os alunos já tinham uma rotina de atividades que envolviam a assistência de filmes. O que favoreceu um bom aproveitamento da atividade. No momento de responder as seis questões, a maioria dos alunos não conhecia filmes que tivesse um herói negro, como podemos ver no fragmento retirado de uma resposta de uma aluna: “eu nunca assisti a um filme que tivesse um herói negro, é a primeira vez que assisto”. Em outro fragmento identificamos na resposta da criança valores como respeito e cuidado com o outro, da seguinte forma: “eu aprendi a não ser mal e ser corajoso e saber cuidar das pessoas e ser uma pessoa boa”. Perceberam também elementos culturais trazidos pelo filme e que estão presentes em nossa cultura como podemos verificar em outro fragmento de um aluno: as músicas, as pessoas, se parecem com as daqui. Dessa forma, a atividade aconteceu com êxito, já que os alunos se envolveram, se expressaram, perceberam no filme atitudes de respeito e cuidado com o outro; identificaram características das matrizes culturais dos povos africanos com a nossa, de modo positivo, já que, não houve comentários pejorativos, inferior, diante do vestuário, música, dança, das pessoas, presentes no filme.  Em vista do exposto, a exploração do filme e sua relação ao conteúdo estudado, conforme NAPOLITANO (2008), destaca que o professor deve também planejar o uso do filme e articulá-lo ao conteúdo a ser trabalhado na disciplina, de modo que este não olhe para o uso do filme como um mero passatempo, pois é imprescindível  explorá-lo, tendo em vista, os objetivos a serem alcançados durante o processo de ensino-aprendizagem a serem alcançados em sala de aula. Assim, concebemos que a atividade aconteceu com sucesso e que os educandos foram sujeitos de seu processo de construção do conhecimento.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

Um comentário:

  1. Bom relatório,
    Mas não entendi por que da votação para a escolha do filme. O que aconteceria se outro filme tivesse ganho???

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